Nunca se produziu e consumiu tanta informação como hoje. Certamente, esse panorama será uma constante para as próximas gerações. Por isso, o Big Data tem sido fundamental para os países. Neste conteúdo, explicaremos sobre o que é e qual a importância do Big Data para o setor público.
O que é o Big Data?
Vivemos numa sociedade regulada pela informação e essa condição é resultado do avanço sem precedentes da tecnologia. Assim, em um mundo globalizado pela tecnologia digital, gestores demandam pelo acesso facilitado de dados para a tomada de decisões.mais assertiva
Contudo, como armazenar, administrar e gerir a infinidade de dados que são produzidos a cada instante? É aí que entra o Big Data! Imagine você na área pública, o grande volume de dados disponibilizados e que precisam de uma correta administração para que se otimize a gestão.
Quando se pensa em gerenciamento nesse contexto, tem-se como ferramenta estratégica o Big Data. Ele nada mais é do que uma técnica de reuniu um imenso volume de dados que podem ser estruturados e administrados dentro de apenas uma base de dados.
Como funciona o Big Data?
Basicamente, ele é uma superestrutura própria para gerenciamento de dados que está à disposição de uma empresa ou de um governo, de forma que seja mais facilitado o acesso a essas informações para otimizar decisões.
Com esse objetivo, o Big Data possibilita que se receba, organize e analise os dados que integram um grande conjunto de informações. A resposta desses processos do Big Data está calcado em velocidade, volume e variedade.
Velocidade para analisar os dados que são disponibilizados; armazenamento de um grande volume de informações e com a maior variedade possível de dados. Isso resulta em uma administração mais eficiente, ágil e com respostas diretivas para demandas que surgem.
Big Data para a gestão pública
O setor público em um país como o Brasil sempre produziu muita informação em relação a processos de gestão. Com a tecnologia digital, e sistemas como o Big Data, torna-se mais fácil armazenar e processar toda essa informação.
Além da funcionalidade de armazenamento, controle e acesso de informações, o Big Data proporciona que os gestores consigam pelos dados contidos nele, ter desde indicadores de qualidade, como da própria avaliação do governo enquanto proponente de políticas públicas.
Um exemplo no setor público brasileiro é a base de dados de programas sociais como o Bolsa Família. Para que o governo federal tenha acesso aos milhões de cadastros de pessoas que são beneficiadas com esse programa, precisa de uma estrutura que armazene essas informações e facilite o acesso e a gestão por parte do Executivo.
E isso permite que do outro lado, a sociedade, tenha a efetivação dessa política pública. Afinal, o governo federal utilizará o Big Data para que, a partir da consulta aos dados nele dispostos, consiga disponibilizar os recursos do programa a quem necessita receber.
Ou seja, o Big Data se torna uma iniciativa estratégica para atender as demandas da sociedade quando é implementada no setor público.
Quais os benefícios do Big Data para o setor público?
Os gestores da área pública devem investir em Big Data pela variedade de benefícios que ele apresenta:
- Um gerenciamento mais transparente e eficiente em compras, licitações e contratos;
- Administra de forma eficaz toda a quantidade de dados que são gerados rotineiramente;
- Proporciona uma análise precisa do que determinada política pública está resultando em benefícios da população;
- Favorece para que, a partir dessa análise, o gestor consiga aperfeiçoar e criar políticas públicas que atendam demandas da sociedade;
- Permite que a gestão dos dados seja feita de forma completa, segura, ágil, oferecendo respostas assertivas do setor público para a sociedade.
Portanto, são inúmeros os benefícios que a tecnologia trouxe com o Big Data para o setor público. Se você gostou desse conteúdo, comente abaixo. O feedback com dúvidas, críticas e sugestões é importante para a nossa produção de artigos.