CRM de Gabinete: como implantar

Atendentes de CRM político

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A tecnologia tem possibilitado que gestores e lideranças políticas possam administrar seus mandatos  com mais eficiência e rapidez. Quem ganha é a sociedade com esse tipo de resposta. Neste conteúdo, saiba mais sobre CRM de Gabinete e como implantar. Leia mais abaixo!

O que é CRM de gabinete?

A atuação de um gabinete é fundamental para o êxito de um mandato político. Em tempos de relacionamento instantâneo possibilitado pela internet, os eleitores não podem ser esquecidos após uma eleição. É fundamental que essa audiência prossiga engajada e seguindo os passos da liderança política.

Por isso, a tecnologia digital pode facilitar com que se tenha mais eficiência e otimização nas demandas rotineiras de um gabinete, mas também favoreça para que ele chegue a mais pessoas. Nesse caso, o CRM pode ser uma ferramenta prática que trará benefícios para a gestão de gabinete.

O CRM – Customer Relationship Management –  é um software que permite que se faça um gerenciamento eficaz de relacionamento com clientes. No campo político, ele proporciona que se consiga basear estratégias diversas para atender o público-alvo: o eleitorado. 

O CRM centraliza e oferece mais dinamismo para que um gabinete consiga atender todas as rotinas, seja de administração interna, quanto externa. A partir de uma plataforma digital, o ator político e os integrantes do gabinete podem ter acesso a mais rápido a documentos, como projetos de lei. 

Mas há outras vantagens que essa plataforma oferece. Veja abaixo!

Político utilizando CRM de Gabinete

Benefícios da adoção do CRM de gabinete

Esse software tem diversas vantagens para o melhor funcionamento de um gabinete. Dá para armazenar informações gerais dos eleitores e de toda a equipe que envolve o gabinete. Isso traz mais eficiência para a comunicação interna, entre os assessores do gabinete e também com os eleitores.

Com base nas informações de contato, seja e-mail ou telefone, é possível encaminhar sempre informativos sobre a atuação do parlamentar, sem depender das velhas listas de contatos em papel. Isso concede menos burocracia e mais praticidade para um gabinete.

E o CRM vai além porque essa relação entre gabinete do parlamentar e o eleitorado é mais intuitiva, dinâmica e funcional. Diferente de encaminhar mensagens similares para um vasto grupo de pessoas, pode-se direcionar avisos e mensagens segmentadas para cada tipo de perfil de eleitor. 

Essa segmentação do eleitor é feita a partir de filtros que o CRM contém. Entre os vários itens que podem ser utilizados, estão profissão, bairro, cidade, entre outros aspectos. Com isso, a relação torna-se mais assertiva. O ator político consegue destacar o que aquele grupo de eleitores precisa ter acesso em informações do mandato.

E quando se fala em engajamento, esse eleitor precisa ser valorizado. Uma das formas é possibilitar que ele ofereça um feedback a partir dos conteúdos que lhe são encaminhados. Isso traz maior envolvimento. O eleitor se sente representado pela relação com o ator político. O que em termos de marketing político é fundamental. Um mandato eficiente também está baseado em uma gestão de gabinete que esteja em contato permanente com seu público-alvo que são os eleitores. 

Há muitas outras funcionalidades que uma plataforma digital como CRM de gabinete oferece para os atores políticos e a equipe que atua com essas lideranças. Uma gestão com esse tipo de aperfeiçoamento favorece para

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