A tecnologia tem possibilitado que gestores e lideranças políticas possam administrar seus mandatos com mais eficiência e rapidez. Quem ganha é a sociedade com esse tipo de resposta. Neste conteúdo, saiba mais sobre CRM de Gabinete e como implantar. Leia mais abaixo!
O que é CRM de gabinete?
A atuação de um gabinete é fundamental para o êxito de um mandato político. Em tempos de relacionamento instantâneo possibilitado pela internet, os eleitores não podem ser esquecidos após uma eleição. É fundamental que essa audiência prossiga engajada e seguindo os passos da liderança política.
Por isso, a tecnologia digital pode facilitar com que se tenha mais eficiência e otimização nas demandas rotineiras de um gabinete, mas também favoreça para que ele chegue a mais pessoas. Nesse caso, o CRM pode ser uma ferramenta prática que trará benefícios para a gestão de gabinete.
O CRM – Customer Relationship Management – é um software que permite que se faça um gerenciamento eficaz de relacionamento com clientes. No campo político, ele proporciona que se consiga basear estratégias diversas para atender o público-alvo: o eleitorado.
O CRM centraliza e oferece mais dinamismo para que um gabinete consiga atender todas as rotinas, seja de administração interna, quanto externa. A partir de uma plataforma digital, o ator político e os integrantes do gabinete podem ter acesso a mais rápido a documentos, como projetos de lei.
Mas há outras vantagens que essa plataforma oferece. Veja abaixo!
Benefícios da adoção do CRM de gabinete
Esse software tem diversas vantagens para o melhor funcionamento de um gabinete. Dá para armazenar informações gerais dos eleitores e de toda a equipe que envolve o gabinete. Isso traz mais eficiência para a comunicação interna, entre os assessores do gabinete e também com os eleitores.
Com base nas informações de contato, seja e-mail ou telefone, é possível encaminhar sempre informativos sobre a atuação do parlamentar, sem depender das velhas listas de contatos em papel. Isso concede menos burocracia e mais praticidade para um gabinete.
E o CRM vai além porque essa relação entre gabinete do parlamentar e o eleitorado é mais intuitiva, dinâmica e funcional. Diferente de encaminhar mensagens similares para um vasto grupo de pessoas, pode-se direcionar avisos e mensagens segmentadas para cada tipo de perfil de eleitor.
Essa segmentação do eleitor é feita a partir de filtros que o CRM contém. Entre os vários itens que podem ser utilizados, estão profissão, bairro, cidade, entre outros aspectos. Com isso, a relação torna-se mais assertiva. O ator político consegue destacar o que aquele grupo de eleitores precisa ter acesso em informações do mandato.
E quando se fala em engajamento, esse eleitor precisa ser valorizado. Uma das formas é possibilitar que ele ofereça um feedback a partir dos conteúdos que lhe são encaminhados. Isso traz maior envolvimento. O eleitor se sente representado pela relação com o ator político. O que em termos de marketing político é fundamental. Um mandato eficiente também está baseado em uma gestão de gabinete que esteja em contato permanente com seu público-alvo que são os eleitores.
Há muitas outras funcionalidades que uma plataforma digital como CRM de gabinete oferece para os atores políticos e a equipe que atua com essas lideranças. Uma gestão com esse tipo de aperfeiçoamento favorece para