A importância da mulher na política

Compartilhe

O dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher – é uma data por si só política. Nasceu para destacar a luta pelos direitos femininos em todo o mundo. E mais do que uma data de reflexão, ela serve para reforçar a importância da mulher na política.

Uma data que ressalta a luta política das mulheres 

Essa efeméride ressalta o quanto as mulheres conquistaram, conquistam e buscam conquistar na sociedade com suas lutas diárias. O Dia Internacional da Mulher começa a partir de lutas de gênero ainda no começo do século XX.

Alguns autores apontam que sua origem é datada de 1917, durante a Revolução Russa, em que muitas mulheres também aderiram à causa por maior paridade em relação aos homens. Outros destacam que essa pauta vem desde o apogeu da Revolução Industrial.

No entanto, a data ganhou força pela tragédia na fábrica Triangle Shirtwaist Company em 1911, em Nova York, quando trabalhadoras que já vinham reivindicando melhores condições de trabalho morreram em um incêndio.

A partir desse fato, a luta para que se reconhecesse a importância das mulheres na sociedade começou a ganhar força em todo o mundo. No Brasil, por exemplo, foi apenas em 1932, que se concedeu o direito ao voto às mulheres.

Assim, com o passar das décadas, as lutas de gênero e toda a pauta relacionada a direitos às mulheres foram ganhando às ruas em inúmeros países. Já o Dia Internacional da Mulher só foi reconhecido em 1975 pela ONU.

A presença da mulher na política

Se a luta por mais espaços na sociedade; mais garantias a direitos e, principalmente, maior equidade em relação aos homens em todos os níveis da sociedade é constante e necessária, essa “batalha” se dá pelo fazer política.

No Brasil, assim como em outros países, há um crescimento na participação feminina se comparado há algumas décadas. Todavia, ainda há, em alguns aspectos, uma disparidade no campo político no país. No Senado federal, dos 81 parlamentares, apenas 11 são mulheres.

Por sua vez, na Câmara Federal, houve um aumento na bancada feminina. De 77 deputadas federais eleitas no pleito de 2018; em 2022, foram eleitas 91 parlamentares. Dessa forma, dentro da Casa Legislativa, as mulheres serão 17,7% da representação total de deputados.

O percentual pode ser baixo no comparativo à presença masculina. Porém, reforça que as mulheres, no âmbito federal, estão buscando e conquistando mais vagas no Legislativo federal. Há 20 anos, eram 43 deputadas federais. 

A importância das mulheres na política brasileira

Hoje, sem dúvida, registra-se um aumento da presença de mulheres em cargos eletivos. Há mais mulheres vereadoras, prefeitas, governadoras, deputadas estaduais, federais, senadoras e, de 2011 a 2016 tivemos, pela primeira vez em nossa história, uma presidente: Dilma Rousseff.

Contudo, é inegável que deve-se avançar ainda mais na participação das mulheres na política. A importância das mulheres na política brasileira deve ser constantemente valorizada para que as lutas diárias sejam conquistas reais.

Isso porque inúmeros são os desafios para que as mulheres conquistem mais direitos às suas opções de vida em sociedade chegando à liberdade de seu corpo. Isso sem falar na obtenção de garantias de segurança e respeito, em especial, num país em que as taxas de feminicídio são altíssimas.

Por maior participação das mulheres na política 

Além disso, é fundamental que as mulheres tenham sua participação reconhecida com maior paridade no mercado de trabalho; com remuneração justa e condizente à sua força de trabalho, assim como outras demandas que precisam ser atendidas.

E essa luta só se torna realidade com uma crescente participação feminina na política. Pois é ao levar pautas tão importantes e necessárias, que elas poderão ser aplicadas e exercidas no Brasil. Mudando de fato, o panorama atual da sociedade brasileira, ainda desigual em relação a gêneros. 

Dessa forma, o fazer política pelas mulheres precisa estar sempre na agenda diária de cada uma. Para isso, muitas podem desde o dia de hoje, começar sua caminhada na política, buscando ações que fundamentarão uma candidatura futura.

Com o uso de ferramentas de tecnologia, como as redes sociais e plataformas de gestão de gabinete, como a nossa da Conecta Gabinete, que tanto as mulheres eleitas, quanto aquelas que buscam esse caminho, podem desde já, trilhar um caminho ainda mais abrangente em relação à sociedade. 

Portanto, que mais mulheres busquem o fazer política no Brasil, pois é dessa forma que o país poderá ter uma sociedade mais igualitária e justa. 

Veja Mais

DEMONSTRAÇÃO EXCLUSIVA

Entenda na prática como tornar sua gestão eficiente com o Conecta Gabinete

Você está a um passo de tornar o seu gabinete ainda melhor!