Para um mandato eficiente, é imprescindível que o agente político tenha uma equipe de profissionais diferenciados. Neste conteúdo, vamos abordar em como montar uma equipe de assessores. Confira o conteúdo completo abaixo!
O que é um assessor político?
O candidato que obtém êxito em processos eleitorais, seja qual for a esfera do poder Legislativo, precisa contar com uma equipe qualificada, ágil e prestativa para as demandas do cargo. Isso sem falar no comprometimento ético e de responsabilidade que se exige desse profissional.
Portanto, um agente político, em cargos como o de vereador, deputado (estadual e federal) e senador necessita ter um profissional ímpar ao seu lado. Afinal, são várias as exigências diárias de ações administrativas e políticas do mandato.
Quais as funções dos assessores?
Veja abaixo algumas das funções que os assessores precisam ter no auxílio a um agente político:
- Gestão administrativa, como a administração de folha do pagamento; contratação de profissionais; agendamento de reuniões;
- Auxílio na elaboração de minutas e assessoramentos de projetos de lei para votação; produção de requerimentos e emendas;
- Redação de textos como discursos, comunicados, material de publicidade e assessoria de imprensa, bem como demais materiais de divulgação;
- Atendimento a representantes da sociedade; da iniciativa privada; atores públicos e imprensa, entre outros;
- Suporte e acompanhamento ao agente político em agendas diversas.
Como é a estrutura de atuação dos assessores?
Normalmente, a estrutura de um gabinete é organizada por uma equipe de assessores do agente político composta por:
- Chefe de gabinete;
- Assessor parlamentar;
- Assistente parlamentar;
- Assessor parlamentar de imprensa
- Auxiliar parlamentar.
Características ideais para um assessor
Para montar uma equipe de assessores que trarão eficiência, presteza e agilidade para o gabinete, uma série de características são indicadas na hora da escolha. Veja alguma delas:
1 – Possuir conhecimentos sobre legislação – Entre as atribuições de um gabinete, o assessor precisa municiar o agente político na construção de projetos de lei. Para isso, é fundamental que ele tenha conhecimentos sobre legislação, independente da esfera de poder em que o agente político é representante.
O assessor precisa manter-se atualizado sobre projetos de lei; demandas legais para iniciativas que precisam ser viabilizadas, entre outras questões relacionadas ao cargo.
2 – Estar sempre bem informado – O assessor, mesmo que não ocupe um cargo como o de profissional de imprensa, necessita estar bem informado sobre o contexto político que envolve a atuação do agente político.
Um gabinete com uma equipe de assessores bem informados oferece melhores condições para a atuação do agente político. Ele consegue responder a problemáticas que surgem, reforçando a atuação do político como representante de grupos da sociedade.
3 – Capacidade de planejamento e organização – Para um gabinete funcionar de forma eficiente, é importante que a equipe de assessores tenham em comum a característica de organização.
Trabalhar com foco, e tendo como norma manter um planejamento para as rotinas do gabinete, possibilita que o agente político consiga cumprir as diversas demandas que surgem durante o mandato.
4 – Escrita e comunicação correta e assertiva – Os assessores precisam ter domínio da língua culta; condição de produção textos corretos em gramática e ortografia, que variam de discursos a redação de projetos de lei, assim como materiais de divulgação.
Além de possuir uma boa comunicação para um atendimento aos mais diversos atores da sociedade que procuram o agente político durante o mandato.
Tecnologia para auxiliar assessores e agente político
Para uma atuação ainda mais eficiente do gabinete, permitindo ações estratégicas para a equipe de assessores, uma ferramenta de apoio é a adoção de softwares de gestão de gabinetes.
Existem produtos que trazem funcionalidades para o agente político e assessores terem uma resposta mais eficiente nas demandas diárias do gabinete.
Entre essas opções está o nosso software de gestão, o Conecta Gabinete. Nele, a equipe de assessores poderá auxiliar o agente político a ter um gerenciamento de mandato mais fácil e intuitivo.
Isso se traduz em mais agilidade para atender o que chega ao gabinete; controle de pautas e agenda do agente, bem como consolidar uma relação ainda mais próxima com os eleitores.
Para saber mais informações, confira os diferenciais que a Conecta Gabinete oferece para a gestão de mandatos!